Lifestyle

Um pouco da história do rock ‘n roll

julho 13, 2017

Hoje é dia do rock! Vamos falar um pouco da história do rock’n roll e a influência do blues. Na minha opinião o pai do rock é Chuck Berry, que começou na Chess Records gravando blues, com músicos de blues. Lá Chuck começou, junto com uma geração de outros artistas, um trabalho pioneiro posteriormente rotulado como rock and roll, cuja tradução livre pode ser  balançar e rolar.

Chuck Berry

 

Apesar de termos na década de 50 a grande efervescência do rock and roll, não podemos deixar de citar também a influência de figuras típicas do blues, como Big Mama Thorton que gravou pela primeira vez o blues Hound Dog, anos depois regravado em versao de rock por Elvis Presley, que catapultou esta música para o sucesso. O credito inicial, porém, deve ser dado a Big Mama Thorton.

 

 

Vale salientar que toda essa contribuição do blues para o rock and roll só começou a ficar evidente no mundo depois que os americanos descobriram que os seus ídolos ingleses como, Beatles, Led Zeppelin, Eric Clapton e Rolling Stones, entre outros, na realidade eram fãs do blues que boa parte dos americanos desconhecia, em função de restrições de divulgação causadas por questões raciais da época.

Realmente no rock ‘n roll, apesar das influências do country, do jazz e do gospel, a maior contribuição vem através do blues. Músicos de blues como Howlin Wolf e Muddy Waters diziam que o rock nada mais é do que você pegar um blues, tocar mais alto, mais distorcido e mais rápido. Realmente, se observarmos bem, apesar da estrutura musical do rock não ser tão presa ‘a do blues – a qual tem uma formação simples de 12 compassos quase que exclusivamente dentro do 1, 4 e 5 graus da escala- o rock é baseado fundamentalmente no blues. Um exemplo que podemos usar para isso é a música “Whole lotta love” do Led Zeppelin. Se desacelerarmos o riff principal de guitarra desta música ele se transforma na música Hoochie Coochie Man, um blues clássico de Willy Dixon.

Muddy Waters

 

 

Aproveitando a matéria a Uptown Band, pioneira do blues em Recife, está agora fazendo um trabalho de resgate desse assunto, que iniciou há 3 anos com o projeto Beatles ‘n Blues, que apresentava diversos clássicos dos Beatles em versão de blues. Atualmente o projeto Blues on the Rocks propõe versões em blues de clássicos do rock que, por sua vez, tiveram grande influência do blues, em sua origem. São hits de rock que vão desde os anos 50 até os mais atuais de bandas como Oasis, Guns and Roses e U2, entre vários outros.

Uptown Blues Band

 

 

 

Fotos Google

You Might Also Like

Sem comentários

Deixar um Comentário